Uma década|de cultura

0
775

Foto:

O prédio do Centro da Cultura Judaica é um projeto do arquiteto Roberto Loeb

O Centro da Cultura Judaica chega aos dez anos em sua sede própria e terá um ano para comemorar a data.

Fundado pelo empresário Leon Feffer em 1964, sob a denominação Casa de Cultura de Israel, o Centro da Cultura Judaica é o resultado de mais de 35 anos de trabalho para divulgar a cultura e fortalecer os laços entre a comunidade judaica e brasileira. O prédio, projeto do arquiteto Roberto Loeb, ao lado do metrô Sumaré, lembra uma torá, símbolo da cultura judaica.
Nesses dez anos, exposições de grandes mestres da pintura, como Portinari e Lasar Segall, ganharam espaço no Centro, além de outras formas de artes, como música, teatro, cinema, literatura, fotografia. São eventos que promovem a reflexão, a interatividade e a aceitação entre as diversas culturas.
Para Yael Steiner, diretora executiva do Centro, “a celebração destes primeiros dez anos, a partir deste prédio que é uma torá aberta para a cidade, traz a cultura dos judeus, povo errante, nômade. E esperamos mais 110 anos de ocupação! Aqui tratamos dos mais variados temas, do holocausto, da generosidade, das cidades inteligentes, deste povo brasileiro buscando uma multiculturalidade uma nova fórmula, um novo olhar da cidade para se relacionar com as artes”.
Jorge Mautner, ícone da música popular brasileira e figura fundamental do tropicalismo, em meados de fevereiro abriu a programação com um concorrido debate sobre sua obra com o público. Mautner teve a companhia do poeta Carlos Rennó e do maestro José Miguel Wisnik, que lotaram os 269 lugares do teatro.
A programação para 2013 (consulte o site) promete novidades. E Yael é quem destaca: “Aos sábados e domingos, às 16 horas, temos uma programação especial para as crianças. Temos o Jazz ao pôr do sol, um programa novo que acontece uma vez por mês, aos domingos. Além disso, Música sem Fronteiras, Cine Gastronomia, Virada Cultural, Conexões Musicais, Mostra de Audiovisuais Israelenses e cursos. Nós somos irradiadores e difusores da cultura judaica”, diz. Para completar, um novo espaço gastronômico inspirado na culinária judaica está sendo inaugurado este mês. 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY