Deli com receitas da|vovó judia

0
872

Foto:

Deli com receitas da vovó judia

Uma delicatessen com receitas autênticas de pratos judaicos  está no Centro da Cultura Judaica.

À frente do Manja Deli & Coffee estão a nutricionista Fernanda Timerman e os chefs Pedro Roxo e Ricardo Muraoka, que, juntos, comandam o bufê Manja Gastronomia e agora assumiram esse espaço no Centro da Cultura Judaica. Para compor as receitas judaicas que estão no cardápio da Deli, Fernanda recorreu a Mariana Ferreira, que foi ajudante por 20 anos de sua avó, Sura Joels, que era uma excelente cozinheira. “Sem ela não teríamos recuperado essas receitas”, afirma Fernanda.
A Deli tem inspiração em casas semelhantes de Nova York. A ideia é poder tomar um café ou um lanche rápido, como o sanduíche de pastrami ou de salmão, ou saborear um salgado, como as burekas, knichiques, além dos bolos. A proposta é servir uma cozinha que, além das receitas judaicas, ofereça sugestões contemporâneas e leves.
Fernanda formou-se em nutrição em 2002 e posteriormente fez psicologia e antropologia da alimentação, e ainda fez cursos fora do Brasil. Pedro é engenheiro de produção formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde conheceu Ricardo, que formou-se em engenharia sanitária e ambiental. Pedro fez a Le Cordon Bleu e passou por cozinhas de grandes chefs, como Marc Best e Justin North. Ricardo, por sua vez, é autoditada e antes de seguir a carreira, passou quatro anos em Angola, na área de gestão de empresas.
Em 2011, os três amigos resolveram juntar os interesses pela culinária e abriram o Manja Gastronomia, para fornecer alimentos exclusivos para eventos e festas, além de cursos e assessoria. Foi através de um desses eventos que receberam o convite de Yael Steiner para assumir a cafeteria do Centro da Cultura Judaica.
Mais recentemente, se juntou ao trio o barista Diogo Bianchi, que tem formação nas principais redes de cafeterias de São Paulo e trabalha exclusivamente com barismo e cafés especiais desde 2008. É dono de uma empresa sediada em São José dos Campos e criou um blend de café exclusivo para o Manja. Aqui você pode saborear um tradicional espresso como os cappuccinos, mochas e outras criações.
Além dos produtos kasher, o cardápio do Manja terá a cada dia pratos criados pelos chefs. Neste início do mês, terão almoço com sugestões diferentes a cada dia, elaborados com os produtos mais frescos da estação. A Deli abre de terça a domingo e feriados, das 12 às 19h. 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY