Comer bem é a|solução

0
789

Foto:

Lygia Hammoud, nutricionista do Espaço Emagreça com Saúde.

A alimentação pobre em nutrientes, industrializada, repleta de açúcares e gorduras, tem contribuído sobremaneira para o aumento dos problemas de saúde no Brasil e no mundo. O equilíbrio entre os nutrientes nas refeições garante uma vida saudável.

A má alimentação, ao contrário do que muitos pensam, pode ser ocasionada tanto pela falta quanto pelo excesso de alimentos em nosso organismo. A depender sempre do que é escolhido na hora das refeições, a comida pode se tornar um remédio ou um verdadeiro veneno. 

Inúmeros problemas de saúde podem surgir pela falta de equilíbrio no prato, desde anemias, indigestão até diabetes e obesidade. “É preciso tomar cuidado com o que se ingere porque é dos alimentos que retiramos nossa força e motivação. Todos os nutrientes necessários vêm dessa fonte”, diz Lygia Hammoud, nutricionista do Espaço Emagreça com Saúde. Segunda ela, o corpo humano, quando acostumado com determinado tipo de alimento rico em gordura e açúcar, se ressente de sua falta, por essa razão muitas pessoas não conseguem deixar de comer coisas que lhes agradam, como pães, bolachas, refrigerantes, doces, embutidos, etc.

Para Lygia, a melhor maneira de emagrecer é reeducar o corpo a necessitar de alimentos que nutrem e saciam a fome. “Eu não costumo retirar de uma vez as comidas engordativas, nem os carboidratos, principalmente porque eles são fontes de energia. Vou, sim, apresentando as frutas, as fibras, os grãos, as verduras e os legumes e fazendo substituições para meus pacientes”, ensina.

Lygia acrescenta que as dietas da moda também não emagrecem de verdade. “Elas apenas desincham, deixam o corpo sem água, muitas vezes até desidratado, mas não acabam com as células de gordura e nem com a vontade de comer determinadas comidas. Ao contrário, acabam motivando ainda mais a pessoa a voltar a se alimentar mal.”

A especialista diz que o melhor caminho para quem quer emagrecer e manter a saúde é inserir aos poucos alimentos mais naturais e fibras na hora das refeições. “As fibras devem fazer parte do cardápio diário, assim como as proteínas e os carboidratos. Escolher grãos integrais e fazer um prato bem colorido é sempre recomendável porque ele vai conter todos os nutrientes necessários para emagrecer ou manter a forma física. Quando o organismo se acostuma com itens mais saudáveis, a pessoa naturalmente passa a substituir doces por frutas, legumes por frituras, etc.”

Para melhorar o cardápio e incentivar a dieta correta, é aconselhável também a ajuda e o apoio de um nutricionista.

Espaço Emagreça com Saúde
Av. Pompeia, 811
Telefones 2765-9391 e 3873-2750
www.espacoemagrecacomsaude.com.br 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY