Por uma cura mais natural

0
777

Foto:

Raquel Muñoz

Vento, friagem e excesso ou falta de umidade formam o cenário ideal para resfriados e obstruções nasais. 

A incidência de resfriados cresce bastante com a chegada do inverno. De acordo com Raquel Muñoz, pediatra holística, especialista em infectologia e tratamentos emergenciais, 80% dos atendimentos em seu consultório nesta época do ano são para tratar de seus sintomas, principalmente da obstrução nasal.

A médica diz que a obstrução nasal leva à respiração pela boca e que deve ser investigada com atenção para eliminar problemas de saúde mais graves, como aumento exagerado da adenoide e das amídalas, rinite crônica, aguda ou alérgica, sinusite, aumento das conchas nasais e desvio de septo. “Se o problema for somente a obstrução do nariz, recomendo a lavagem nasal abundante, feita com soro fisiológico”. Para fazer essa lavagem, é preciso imobilizar confortavelmente a criança (se ela for pequena), na posição sentada, e aplicar três seringas de soro (de 3 a 5 ml) em cada narina. “O soro entrará por uma narina e sairá pela outra, limpando naturalmente as secreções para facilitar a respiração e evitar complicações futuras”, diz. A seringa é encontrada à venda nas farmácias, entretanto, sua ponta, ou bico, deve ser cortada com uma faca e levemente lixada antes de usar, para acoplar direito e não machucar o nariz.

Raquel explica que o procedimento é simples e utilizado já há milhares de anos em países como China e Índia, com resultado muito bom. “Antes de se desesperar, entrar com antibióticos, xaropes ou medicamentos, é preciso tentar os métodos mais naturais”, avisa a médica, adepta e estudiosa da Medicina Chinesa.

“Muitos pais se desesperam diante de problemas solucionáveis, como um simples resfriado ou uma febre. É preciso dar tempo para o organismo responder. A febre é uma resposta do corpo que está adoecendo e que, ao mesmo tempo, resolve se equilibrar, aumentando a temperatura como forma de expulsar o agente inimigo (vírus, bactéria). Isso é benéfico para desenvolver o sistema imunológico, assim como chás, produtos orgânicos, terapias holísticas”, orienta.

Como dica para evitar o resfriado e suas consequências, a doutora Raquel recomenda, no inverno: sempre proteger o pescoço e a nuca, usar meias e sapatos quentes, evitar acumuladores de pó, umidificar e limpar os ambientes com produtos sem cheiro.

Raquel Muñoz – Pediatra holística
Avenida Doutor Arnaldo, 1.700
Telefone 3875-6915 e 3875-6358

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY