Praça recebe|abraço

0
828

Foto:

Tânia Murakami (à direita) dá aulas de tai-chi no evento que aconteceu dia 21 de julho

Moradores e comerciantes se unem e ocupam praça do Sumaré.

A Praça Homero Silva (1918-1981, apresentador, locutor e vereador da cidade) recebeu, nestes últimos tempos, uma presença maior de moradores e visitantes por conta das festas e eventos que estão acontecendo naquele espaço público.

Quem está organizando essas atividades é o Movimento Ocupe e Abrace, formado por alguns moradores da região. O objetivo deles, como o nome diz, é promover uma ocupação saudável e animada, principalmente nos finais de semana, desse grande espaço público.Segundo Flavia Lemos, produtora cultural, moradora dos arredores da praça e integrante do coletivo, “queremos tornar a praça mais atraente para os moradores e para os artistas da região. Estamos abertos a todas as pessoas e queremos aumentar a convivência entre os vizinhos aqui”.

O primeiro evento, o 1º Festival da Nascente Ocupe e Abrace, aconteceu no dia 30 de junho e teve de mais de 100 pessoas, segundo os organizadores. Foram shows musicais, piquenique comunitário, aulas de tai-chi com Tânia Murakami, oficinas de cartazes, de leituras. O mais recente foi no dia 21 de julho, além de tai-chi, teve rodas de leituras com Raul Torres e Gabu Ribeiro, feira de produtos orgânicos e a presença de um bom número de visitantes, entre eles, famílias moradoras da região.

Os organizadores chamam de Nascente a praça por conta das inúmeras nascentes de água que a praça abriga e pela nova fase que querem empreender ao local.

Alguns empresários apoiaram o evento. A Gráfica Agiliga deu desconto nos folhetos. Os banheiros químicos foram pagos pelo Boteco São Paulo. Segundo Marcelo Otero, um dos sócios do Boteco, “é bom participar dessas ações porque a praça é nossa vizinha e precisa ter mais gente circulando”.

O coletivo Desejos Urbanos, nas duas ocasiões, espalhou barquinhos de papel pelas árvores para anotarem seu desejo, como “uma praça feliz e segura para todos”. (GA)

Facebook.com/praçadanascente

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY