Proteção para os olhos

0
944

Foto:

Proteção para os olhos

Mais do que uma moda, os óculos escuros são acessórios pra lá de necessários para proteger os olhos dos raios nocivos do sol.

Eles são lindos, estilosos, coloridos… e ainda ajudam a boa saúde dos olhos! Sim, estamos falando dos óculos de sol, um acessório imprescindível no verão e que também deve ser usado em outras estações do ano.

De acordo com Denise Pieruccini, gerente da Óticas Carol da Pompeia, saber escolher bem os óculos de sol é fator essencial para preservar os olhos de diferentes doenças, entre elas a temível catarata, além de conjuntivite, fotoceratite, olho seco, etc. “Antigamente as pessoas não se importavam em comprar óculos de sol sem grau, inclusive de ambulantes, fato que deixava as retinas expostas aos raios nocivos do sol. Agora já é algo bem comum as pessoas comprarem não somente os óculos normais com grau, como também os de sol”, diz.

Para comprar corretamente os óculos escuros, é preciso primeiramente consultar um oftalmologista, profissional que realiza exames oculares e prescreve o grau ideal de cada pessoa. Depois disso, deve-se consultar uma ótica de confiança para escolher as armações e fazer as lentes.

É sempre necessário que os óculos de sol tenham lentes de boa qualidade. Eles devem oferecer garantia e passar por tratamento antirrisco, antirreflexo ou polarização. Lentes com superfícies irregularidades podem causar desconforto visual, dor de cabeça e até astigmatismo, dizem os especialistas. É preciso ainda investir em óculos de sol com proteção UV (ultravioleta) desde a infância, principalmente porque a exposição excessiva a esses raios contribui para o desenvolvimento de degeneração macular relacionada com a idade (quando o centro da retina se deteriora) e do câncer na pele (ou melanoma) das pálpebras.

Quanto às armações, “atualmente as pessoas têm procurado os modelos aviador, mais quadrado, mais arredondado e Club Master, que tem hastes dobráveis em dois locais. Para crianças, existem modelos dobráveis, à prova de bagunça e quebradeira”, revela a gerente das Óticas Carol. A partir de R$ 280 é possível comprar óculos escuros completos e de excelente qualidade. 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY