Todas as Copas

0
886

Foto:

Museu do Futebol

O Museu do Futebol inaugurou a exposição Brasil 20 Copas, que mostra os bastidores dos mundiais de futebol.

Atualmente um dos museus mais frequentados da cidade, o Museu do Futebol, localizado na entrada do Estádio do Pacaembu, está se preparando para receber um público ainda maior, principalmente dos turistas que virão a São Paulo para assistir aos jogos da Copa do Mundo 2014.

A nova mostra – Brasil 20 Copas – tem por princípio contar a história das 20 Copas do Mundo de uma maneira muito especial: com o Brasil campeão de todas! “O Museu já apresenta a história de todas as Copas. O que buscamos nessa exposição foi fugir do óbvio, vamos surpreender  todos os visitantes”, afirma Luiz Bloch, diretor executivo do IDBrasil, entidade gestora do Museu do Futebol.

Segundo a diretora de conteúdo do museu, Daniela Alfonsi, “nessa mostra, os visitantes descobrirão por que ganhar a taça, para nós, brasileiros, é totalmente diferente do restante do mundo. Será uma viagem pelas 20 copas, com a certeza de que o futebol é mesmo misterioso, ilógico e, por vezes, absurdo”, completa.

A exposição – em cartaz até 7 de setembro de 2014 – traz um filme de 12 minutos no qual a trajetória brasileira em todas as Copas é recontada. Para isso, foram entrevistados jornalistas, escritores e jogadores, como Gérson (1966 e 1970), Edu (1970), Alemão (1986 e 1990) e Pepe (1958). O filme “Brasil, Eternamente Campeão” tem na direção o cineasta Henrique Goldman e o roteiro é do escritor José Roberto Torero, que brinca com nosso imaginário de ser o melhor do mundo em mundiais.

Logo no começo da mostra, o visitante já se depara com duas perguntas chave: por que ganhamos e por que perdemos? O visitante percorrerá 20 traves e encontrará as respostas – uma história não oficial e muito bem humorada – que justifica o desempenho do Brasil em todos os campeonatos. Por exemplo, perdemos a Copa de 1930 no Uruguai porque foram 13 times e Zagallo ainda não era vivo, e a da Itália de 1934 porque não queríamos dar ibope para Mussolini são algumas das explicações.

O visitante pode ver a réplica da Taça Jules Rimet, as bolas das finais de 1958, na Suécia, e de 1962, no Chile, do acervo da Federação Paulista de Futebol. E poderá deixar seu depoimento sobre uma experiência vivida durante a Copa e responder a pergunta: por que o Brasil é o maior campeão de todas as Copas? E as respostas estarão num canal criado no YouTube para a exposição.

Brasil 20 Copas
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, Pacaembu
Telefone 3664-3848
Das 9 às 21h, R$ 6 (adulto) e R$ 3 (meia)
www.museudofutebol.org.br

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY